5 Benefícios da cannabis medicinal para a saúde

Beneficios da cannabis medicinal para a saude 1 e1678416783569

|

São inúmeros os benefícios da cannabis medicinal para a saúde, principalmente quando incluído no tratamento de doenças ou alterações neurológicas.

Por exemplo, a epilepsia é a principal condição na qual o tratamento com o uso do óleo de canabidiol já é comum e autorizado em vários países.

Neste caso acima, a substância extraída da cannabis sativa auxilia na diminuição de crises convulsivas, pois  atua nos receptores do tipo CB1 do cérebro.

O canabidiol também pode ser usado no tratamento do estresse pós-traumático por aliviar os sintomas da ansiedade e o comprometimento cognitivo.

CBD-e-controle-de-epilepsia

Além disso, a insônia também é melhor regulada com o uso do canabidiol. Pois, a substância ajuda na regulação neuronal e na liberação de neurotransmissores.

Enfim, entre os vários benefícios da cannabis medicinal, o óleo de canabidiol, além de promover o relaxamento, também consegue melhorar a qualidade do sono.

Continue a leitura e veja muito mais benefícios da cannabis para o corpo humano e as aplicações médicas que trazem muitos benefícios para diversas doenças.

Benefícios da cannabis medicinal para a saúde que todo mundo deve saber

São muitos os benefícios da cannabis medicinal para a saúde. Apesar dos estudos serem bem escassos, seu uso ajuda muitos pacientes com doenças crônicas que não possuem tratamento específico e eficiente. 

Por esse motivo, o estudo da cannabis terapêutica é de muitíssima importância para a medicina. Veja então alguns de seus benefícios para a saúde que todos devem saber:

Ajuda aliviar os transtornos de estresse pós traumático

Um dos benefícios da cannabis para a saúde é o alívio nos transtornos de estresse pós-traumático e ansiedade social. De acordo com estudos realizados, foram encontrados evidências que apoiam o uso de cannabis no tratamento de sintomas de doenças mentais.

Algumas evidências sugerem que a terapia canabinóide pode ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade social. 

fatores-a-serem-considerados-no-uso-da-cannabis

Entretanto, eles alertam que a maconha não é um tratamento indicado para algumas outras condições de saúde mental, como psicose e transtorno bipolar por exemplo, pois necessita de estudos mais desenvolvidos para tal.

Diminuição dos efeitos da quimioterapia

A diminuição dos efeitos da quimioterapia também é um dos benefícios da cannabis que todos precisam saber. Estudos apontam que os canabinoides de uso oral são eficientes contra náuseas e vômitos provocados pela quimioterapia.

cápsulas de cannabis

Além disso, alguns pequenos estudos, também descobriram que a maconha fumada também pode ajudar a diminuir esses sintomas causados pela quimioterapia.

Pesquisas com células cancerosas sugerem que os canabinoides podem adiar o crescimento, ou até mesmo matar alguns tipos de câncer.

cannabis-e-a-Diminuição-dos-efeitos-da-quimioterapia

Mas, os primeiros estudos que testaram essa hipótese em humanos mostrou que embora os canabinóides sejam um tratamento seguro para o câncer, eles não curam a doença.

Um novo estudo também mostra que houve uma diminuição em um tumor cerebral com o uso de canabinóides no tratamento de câncer.

Melhor qualidade de vida para pacientes com esclerose múltipla

Estudos também mostram que o uso de derivados da cannabis sativa, como o CBD e o THC podem ser importantes aliados no tratamento de pacientes com esclerose múltipla. Seus efeitos sobre o sistema nervoso dos pacientes avaliados foram:

  • Declínio da liberação de citocinas inflamatórias;
  • Diminuição da apoptose celular;
  • Diminuição da espasticidade muscular e da dor neuropática.

Segundo análise feita pela Associação Brasileira de  Esclerose Múltipla, embora o tratamento com canabidiol ainda não seja o de primeira escolha, no Brasil, a Anvisa já aprovou a comercialização do Mevatyl. 

Trata-se de um medicamento especial para o tratamento da dor na Esclerose Múltipla à base de compostos canabinóides, que também já está sendo comercializado em outros países para este mesmo fim.

Controle de epilepsia

Entre tantos benefícios da cannabis para a saúde, em Junho de 2018 também foi aprovado pela Food and Drug Administration, o uso de um medicamento contendo canabidiol para tratar dois tipos raros, graves e específicos de epilepsia: 

  1. Síndrome de Lennox-Gastaut;
  2. Síndrome de Dravet.

Ambos os casos são muito difíceis de serem controlados com outros tipos de medicamentos. Enfim, este medicamento à base de canabidiol é conhecido como Epidiolex.

O canabidiol é uma das substâncias que ocorre na cannabis e não é psicoativo.O medicamento para tratar essas condições inclui uma forma purificada de canabidiol e sua aprovação foi baseada em resultado de ensaios clínicos e pesquisas.

como o CDB e extraido

Em 2017 um estudo publicado descobriu que o uso de canabidiol originou muito menos convulsões entre crianças com síndrome de Dravet, quando comparado com um placebo. 

Na verdade, uma em cada cinco crianças com síndrome de Dravet não chega aos 20 anos, pois suas crises são prolongadas, repetitivas e potencialmente letais.

No estudo foi descoberto que as crianças que receberam a solução de canabidiol passaram de cerca de 12 convulsões por mês para uma média de seis convulsões por mês, mostrando-se uma alternativa importante na saúde do futuro.

Combate a dor crônica

Estudos farmacológicos também sustentam o uso do cannabidiol como analgésico para dor crônica, confirmando a perspectiva de que os remédios à base de canabinoides possam vir a ser usados como auxiliar para o tratamento da dor, especialmente aquelas de origem neuropática.

Cannabis reduz a dor e inflamacoes em atletas

A dor crônica é uma das principais causas de deficiências que afeta mais de 25 milhões de adultos só nos Estados Unidos. Enfim ,produtos que contém canabinóides são eficazes no alívio da dor crônica.

Além dos benefícios que você viu acima, a cannabis sativa também é usada no tratamento de esquizofrenia, mal de Parkinson, tratamento de acne e outras doenças de pele, entre outros.

Como a cannabis medicinal age no corpo?

O canabidiol é um componente importante presente em plantas de cannabis, conhecidas também por maconha. Essa substância vem em diferentes formas como pílulas e óleo de canabidiol.

O canabidiol pode ser ingerido inalado ou absorvido pela pele. Ao contrário da maconha que é inalada, a cannabis medicinal não faz você se sentir chapado. Ela possui propriedades sedativas, anticonvulsivas, analgésicas, anti-inflamatórias e antipsicóticas.

uso do cdb

De acordo com a organização mundial da saúde, o canabidiol não apresenta efeitos indicativos de qualquer abuso ou potencial de dependência. Seus principais efeitos colaterais são:

  • Náusea;
  • Fadiga;
  • Irritabilidade.

O canabidiol ainda pode potencializar, alguns distúrbios do sangue relacionados à coagulação e pessoas que tomam altas doses de canabidiol também podem apresentar anormalidades nos exames de sangue relacionados ao fígado.

Confira o Podcast CBDON – Vozes da Cannabis, e ajude-nos a crescer de forma orgânica e verdadeira.

Leia também

Veja o que separamos para você!