Nos dias de hoje, existem uma série de evidências que sugerem o uso da cannabis medicinal na saúde da mulher, devido ao seu imenso potencial terapêutico.
O uso da cannabis tem se mostrado benéfico em diversas áreas, no tratamento de esclerose múltipla, nos sintomas de pessoas dentro do espectro autista e ainda em animais de estimação. Além dessas áreas, a cannabis medicinal também pode ser usada na saúde da mulher.
É comprovado que a cannabis pode ser uma grande aliada para a saúde feminina. Condições pélvicas, dores causadas pelo período menstrual, prazer sexual, entre outros desconfortos podem ser tratados com o uso do canabidiol.
Além dos desconfortos mencionados acima, as doenças enfrentadas pelas mulheres em que o canabidiol pode contribuir, variam do auxílio às mudanças de humor e desequilíbrio hormonal ao alívio de dores durante a relação sexual.
Ao longo da vida, os canabinoides podem suavizar diversas queixas sentidas pelas mulheres, como a melhora das cólicas fortes e intensas durante o período menstrual e a diminuição dos sintomas da menopausa, por exemplo.
Enfim,é muito importante que as mulheres tenham conhecimento de como podem se beneficiar do canabidiol. Continue a leitura!
Cannabis e libido
Segundo especialistas, a Cannabis Medicinal pode aumentar a libido e facilitar orgasmos. Além desses benefícios, mulheres também relataram maior incidência de orgasmos múltiplos com a experiência.
Contudo há poucas pesquisas sobre cannabis e libido. Logo, a maior parte dos levantamentos que existem se baseiam em dados de questionários que são fortemente direcionados a pessoas que já usam cannabis e não são representativas da população em geral, o que dificulta a obtenção de conclusões firmes.
Além disso, as pesquisas também não fornecem informações confiáveis e precisas sobre a dosagem da cannabis, método de entrega ou tempo.
Portanto, com base nas evidências limitadas, a cannabis medicinal parece melhorar a experiência sexual entre muitas mulheres que já fazem seu uso.
Estudos descobriram ainda que muitas mulheres usam cannabis para ajudar a controlar os sintomas da menopausa como: ondas de calor, suores noturnos, insônia e alterações vaginais, como secura, que pode contribuir para diminuir a libido se não for tratada.
Dor na relação sexual e cannabis
Os efeitos da cannabis medicinal no prazer sexual da mulher e diminuição de dores durante a relação sexual, tem sido alvo de muitas discussões.
Segundo estudos realizados a cannabis atua nesses aspectos da saúde sexual da mulher por meio do sistema de dopamina, responsável por ativar o comportamento sexual.
Pois, uma vez que os receptores canabinóides são ativados, o nível de dopamina aumenta, o que consequentemente, também vai aumentar o prazer sexual.
Além disso, ainda ficou comprovado que o uso de produtos à base de cannabis antes das atividades sexuais também agem na diminuição da dor que diversas mulheres alegam sentir durante a relação sexual.
Uso de cannabis no período menstrual – TPM
Com o uso da Cannabis Medicinal, diversos sintomas relacionados aos períodos menstruais podem ser aliviados, além de outros sintomas recorrentes como:
- Inchaço;
- Irritabilidade;
- Tensão;
- Sensibilidade mamária e mau humor.
Para tratar tais sintomas, muitas mulheres acabam recorrendo ao uso de suplementação hormonal como anticoncepcional.
Mas, tais métodos podem apresentar inúmeros efeitos colaterais negativos que não são desenvolvidos com o uso medicinal da cannabis.
Cannabis e câncer de mama
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres no mundo inteiro. O cenário é realmente impactante, mas a boa notícia é que o Cannabis Medicinal tem se mostrado cada vez mais benéfica nos casos da doença.
Inclusive, é uma das drogas mais utilizadas para aliviar os efeitos do tratamento de diversos tipos de câncer e devolver a qualidade de vida aos pacientes. A propósito, entenda como age a cannabis medicinal no tratamento do câncer.
Além disso, pesquisas em andamento para comprovar que a cannabis medicinal atua para impedir a progressão do câncer também estão em desenvolvimento.
Normalmente a cannabis é vista como tratamento para sintomas da doença. Mas, sabemos que ela tem muitas propriedades e existem muitos relatos de casos ao redor do mundo de pacientes nos quais o câncer não estava mais evoluindo.
O canabidiol, também aparece como um forte aliado para combater os efeitos colaterais do câncer, como:
- Perda de apetite;
- Dores;
- Ondas de calor;
- Ansiedade;
- Insônia;
- Náusea e vômitos.
Enfim, a cannabis pode ser usada para diminuir os sintomas dos pacientes com câncer. Ela pode melhorar a dor, além de funcionar como um antiemético, melhorando a náusea principalmente depois da quimioterapia.
Além disso, a cannabis medicinal também ajuda no sono e trabalha como uma ótima aliada no relaxamento muscular.
Todos esses benefícios são alcançados, porque a cannabis traz o equilíbrio ao sistema endocanabinoide, possibilitando melhorias para a qualidade de vida do paciente.
Cannabis e endometriose
Por se tratar de uma alternativa segura e com poucos efeitos colaterais, a prescrição da cannabis medicinal para tratar diversas questões da saúde da mulher, como endometriose, por exemplo, vem ganhando força.
Desse modo, enquanto os estudos do uso terapêutico da cannabis avançam, a prática clínica de quem cuida do bem-estar feminino, tem mostrado resultados inegáveis. O alvo mais importante nos dias de hoje é a dor pélvica crônica, que pode ser causada principalmente pela endometriose.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a endometriose afeta aproximadamente 10% das mulheres e meninas na idade reprodutiva globalmente, é uma doença crônica e costuma trazer vários desconfortos como cólicas menstruais intensas, dores na relação sexual e infertilidade em mais de 30% dos casos no Brasil.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Endometriose, uma em cada 10 mulheres sofrem com endometriose e 57% das pacientes têm dores crônicas. A doença que se caracteriza pela presença de células do endométrio, é causada por um crescimento anormal do tecido endometrial que reveste o útero.
Então, quando esse tecido cresce fora do útero e se liga a outros órgãos, o corpo detecta essa substância estranha e a ataca. Sendo assim, é desencadeada uma resposta inflamatória, que pode levar a cicatrizes, dor e, até mesmo a infertilidade.
As mulheres que querem diminuir os sintomas da endometriose sem recorrer a terapias hormonais insustentáveis, podem fazer uso da cannabis medicinal.
As propriedades anti-inflamatórias do canabidiol, reduzem a inflamação ao longo de várias vias principais do corpo, o que o torna um tratamento eficaz contra certas condições inflamatórias.
Após uso da Cannabis Medicinal, praticamente 100% das pacientes apresentam melhora nos sintomas da endometriose.